Objetivos
Discutir o conhecimento por trás da etiologia, prevalência e diagnóstico clínico de HMI e HMd e possíveis formas de tratamento. Esperamos que após a participação no curso, o participante possa diferenciar diversos tipos de defeitos de esmalte do cotidiano do Cirurgião-dentista, mas com ênfase em HMI e HMd, assim como possibilitar que o profissional amplie suas opções de tratamento frente a essa alteração, auxiliando na melhora da qualidade de vida do paciente.
Programa
8h30 - 9h30 - Fatores Etiológicos da HMI - Professora Doutora Juliana Feltrin
9h40 - 10h40 - Hipomineralização em Molares Decíduos: evidências científicas atuais - Professora Doutora Marina De Deus
10h50 -11h50 - Relação da cárie com HMI e HMD - Professora Doutora Vera Soviero
12h00 - 13h30 Almoço
13h30 -14h30 - A importância dos 1000 dias de vida e sua relação com defeitos de desenvolvimento do esmalte - Professora Emanuella e Qualidade de vida na percepção dos pacientes e seus responsáveis - Professora Letícia
14h40 -15h40: Árvore de decisão de tratamento para HMI - Professora Doutora Camilla Fragelli
15h50 - 16h50 - Hipersensibilidade dentinária nos pacientes com Hipomineralização e o uso do Laser - Professora Doutora Ana Cecília C. Aranha
17h00 - 18h00 - Utilização do CaD Cam nos casos de HMI - Professor Doutor Imparato
Currículo da Equipe
Juliana Feltrin de Souza: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e mestrado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia das alterações bucais na infância; Odontogênese e Defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário (Hipomineralização de Molares e Incisivos); Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná.
Marina de Deus: Especialista em Ortodontia pela UNESP-Araraquara-SP (2005), mestre (2006) e doutora (2009) em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da USP e especialista em Odontopediatria (2011) pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica da Universidade Federal do Piauí. É professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPI no qual desenvolve pesquisas relacionadas à linha de pesquisa : Defeitos de Desenvolvimento do Esmalte Dentário. Atualmente é sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPI e bolsista produtividade em pesquisa UFPI.
Vera Ligia Vieira Mendes Soviero: Graduada em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), Mestre em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutora em Odontologia Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Em 2012, concluiu um pós-doutorado cuja primeira etapa foi desenvolvida na Universidade de Brasília e a segunda etapa, na Christian-Albrechts-Universität, Kiel, Alemanha. É Professora Associada da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO-UERJ), onde atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e no programa de pós-graduação Stricto sensu da FO-UERJ, seguindo duas linhas de pesquisa principais: cárie dentária (risco de cárie, métodos de detecção e classificação de lesões cariosas e estratégias de prevenção e controle da cárie dentária ) e hipomineralização de molares e incisivos (prevalência, fatores etiológicos e estratégias para o manejo clínico dos pacientes acometidos pela HMI). Atualmente, é coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Odontologia área de concentração Odontopediatria da FO-UERJ. É coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), em Petrópolis - RJ, iniciado em 2016 após ter tido sua proposta de autorização avaliada pela comissão do MEC como excelente, tendo obtido conceito máximo 5.
Emanuella Pinheiro da Silva Oliveira: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo (2011), especialização em Odontopediatria pela Universidade Cidade de São Paulo (2015). Atualmente é Doutoranda em Ciências Odontológicas com ênfase em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - FOUSP.
Leticia Yumi Arima: Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Especialista em Odontopediatria (2013). Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso (2013). Mestre em Saúde Coletiva (2015). Doutoranda em Odontopediatria - Universidade de São Paulo (FOUSP) (2017).
Camila Maria Bullio Fragelli: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Carlos (2009) Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com uma etapa realizada no exterior na UIPIU- Purdue University- Indianápolis-EUA (2015). Atualmente realizada o Pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, epidemiologia, educação em saúde e defeitos de esmalte.
Ana Cecilia Aranha: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Clínica Odontológica (Dentística) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (2005). Participou de estágio no Aachen Dental Laser Institute na Universidade de Aachen, Alemanha. Atualmente é Professora Livre-Docente do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP sendo corresponsável pelo Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO). É membro da Comissão de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional da FOUSP, no qual foi presidente durante 8 anos. Tem experiência na área de Laser em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: lesões cervicais não cariosas, hipersensibilidade dentinária e adesão.
José Carlos Pettorossi Imparato: Possui Graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1987), Mestrado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1996), Doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1999), Especialista em Radiologia (1994) e Odontopediatria (1991) pela Unicastelo, Especialista em Arqueologia pela UNISA (2008). Professor Livre Docente da Disciplina de Odontopediatria da Universidade de São Paulo e Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic. Presidente da ABOPED no período de 2016 a 2019. Consultor no parecer da COVID-19. Consultor Internacional e Presidente da Liga Nacional da ABOPE no período de 2020 a 2021. Ex-Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dentes, Anatomia dos Dentes Decíduos, Técnicas de Mínima Intervenção para o Tratamento da Doença Cárie Dentária. Coordenador Técnico-Científico do Banco de Dentes da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Integrante da Equipe do Projeto de Pesquisa Remoção parcial versus remoção total de tecido cariado - um ensaio clínico randomizado controlado multicêntrico que tem como Pesquisador Responsável Fernando Borba de Araujo em 21/09/2014.
Observações
Para reembolso do valor referente a inscrição, a solicitação de cancelamento deverá ser feita até um dia antes do início do curso. CANCELAMENTOS DEVERÃO SER NOTIFICADOS OBRIGATORIAMENTE POR EMAIL (cancelamento@fundecto.com.br)
IMPORTANTE! O pagamento referente a primeira parcela deverá ser realizado até um dia antes do início das atividades para que o aluno seja adicionado a plataforma online - Para evitar transtornos, pedimos que o aluno encaminhe o comprovante de pagamento por e-mail até as 18 hrs do dia que antecede o curso.