Objetivos
Capacitar professores no planejamento de atividades remotas, complementares ao ensino presencial ou integrais remotas, na seleção das estratégias apropriadas e na seleção dos aplicativos que potencializam as experiências de aprendizagem para os alunos.
Teórico/prático
Síncrono e Assíncrono, com treinamento em plataforma de atendimento remoto para registro de dados- V4H
Programa
· Análise sobre o conceitual das modalidades educacionais presencial e a distância . Por quê ensino remoto? . Como desenhar estratégias eficazes de acordo com os objetivos pedagógicos? . Como selecionar aplicativos/sistemas para atender à construção das competências? . Treinamento nos aplicativos/sistemas . A incorporação das tecnologias na atividade profissional na área da saúde: a competência que reorganiza o cuidado . Apresentação dos planejamentos e das adoções de aplicativos/sistemas
1o módulo:
Início: 20/ 01/21(quarta-feira) 21/01/21 (quinta-feira) 27/01/21 (quarta-feira)
Horário: das 19:00 às 21:00
2o módulo:
Início: 03/02/21 (quarta-feira) 04/02/21 (quinta-feira) 11/02/21 (quarta-feira)
Horário: das 19:00 às 21:00
Bibliografia
1. Donoff RB, Daley GQ. Oral health care in the 21st century: It is time for the integration of dental and medical education. J Dent Educ., May 2020. https://doi.org/10.1002/jdd.12191
2. Fa BA, Interrante MA, Castagna DM. Pilot study implementing mixed media and animation into the Preclinical Dental Anesthesia Course. J Dent Educ., May 2020. https://doi.org/10.1002/jdd.12185
3. Chen JW, Hobdell MH, Dunn K, Johnson KA, Zhang J. Teledentistry and its use in dental education. J Am Dent Assoc. 2003 Mar;134(3):342-6. doi: 10.14219/jada.archive.2003.0164
4. Holloway JA, Johnsen DC, Syrbu J.Student performance comparisons for a critical thinking skill set (technology decision-making) for classroom and remote (zoom) facilitation. J Dent Educ. 2020 Sep 29. doi: 10.1002/jdd.12443. Online ahead of print. PMID: 32991740
5. Holloway JA, Johnsen DC, Syrbu J. Student performance comparisons for a critical thinking skill set (technology decision-making) for classroom and remote (zoom) facilitation. J Dent Educ. 2020 Sep 29. doi: 10.1002/jdd.12443.
6. Botelho MG, Agrawal KR, Bornstein MM. An systematic review of e-learning outcomes in undergraduate dental radiology curricula-levels of learning and implications for researchers and curriculum planners. Dentomaxillofac Radiol. 2019 Jan;48(1):20180027. doi: 10.1259/dmfr.20180027.
7. Botelho MG. The communal consultation video-Enhancing learning and broadening experience through observing dialogue. Eur J Dent Educ. 2019 Feb;23(1):14-19. doi: 10.1111/eje.12371. Epub 2018 Jun 14. PMID: 29904990
8. Ariana A, Amin M, Pakneshan S, Dolan-Evans E, Lam AK. Integration of Traditional and E-Learning Methods to Improve Learning Outcomes for Dental Students in Histopathology. J Dent Educ. 2016 Sep;80(9):1140-8.
9. Dedeilia A, Sotiropoulos MG, Hanrahan JG, Janga D, Dedeilias P, Sideris M. Medical and Surgical Education Challenges and Innovations in the COVID-19 Era: A Systematic Review. In Vivo. 2020 Jun;34(3 Suppl):1603-1611. doi: 10.21873/invivo.11950.
10. Deery C. The COVID-19 pandemic: implications for dental education. Evid Based Dent. 2020 Jun;21(2):46-47. doi: 10.1038/s41432-020-0089-3.
11. Ratka-Krüger P, Wölber JP, Blank J, Holst K, Hörmeyer I, Vögele E. MasterOnline Periodontology and Implant Therapy-revisited after seven years: A case study of the structures and outcomes in a blended learning CPD. Eur J Dent Educ. 2018 Feb;22(1):e7-e13. doi: 10.1111/eje.12249. Epub 2016 Dec 20.
12. Eaton KA, Hammick M. Distance learning materials for dentists--a users guide to quality. Br Dent J. 2003 Mar 8;194(5):253-6. doi: 10.1038/sj.bdj.4809926.
13. MK, Abdel Meguid EM, Elkhider IA. Teaching of anatomical sciences: A blended learning approach. Khalil Clin Anat. 2018 Apr;31(3):323-329. doi: 10.1002/ca.23052. Epub 2018 Feb 8. 14. Attardi SM, Barbeau ML, Rogers KA. Improving Online Interactions: Lessons from an Online Anatomy Course with a Laboratory for Undergraduate Students. Anat Sci Educ. 2018 Nov;11(6):592-604. doi: 10.1002/ase.1776. Epub 2018 Mar 1.
15. Silva PGB, de Oliveira CAL, Borges MMF, Moreira DM, Alencar PNB, Avelar RL, Bitu Sousa RMR, Sousa FB. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. Eur J Dent Educ. 2020 Aug 11:10.1111/eje.12583. doi: 10.1111/eje.12583
Currículo da Equipe
Profa Dra Fernanda Campos de Almeida Carrer
Professora Doutora de Odontologia Social e Coletiva do Departamento de Odontologia Social da FOUSP
Coordenadora do Observatório Iberoamericano de Políticas Públicas em Saúde Bucal - FOUSP e da Rede para Políticas Informadas por Evidência - EVIPNET FOUSP
Coordenadora do Ambulatório Virtual em Saúde Bucal do Estado de SP
Mary Caroline Skelton Macedo
Professora Doutora de Endodontia e de Teleodontologia do Departamento de Dentística da FOUSP
Pós-Doutora em Teleodontologia pela FMUSP
Coordenadora do Centro de Produção Digital - CPDigi / Núcleo de Teleodontologia da FOUSP
Observações
Informações complementares: Conteúdo 100% online com atividades síncronas. Será oferecido material complementar de estudo (artigos de publicação científica e capítulos de livro), além da prática na plataforma adotada para registro de atendimentos, dentro da legislação brasileira.
Visando facilitar o pagamento, o curso foi dividido em 2 vezes sendo a primeira no ato da inscrição e segunda para o dia 01/2/2021 (segundo boleto será gerado automaticamente na área do aluno)
IMPORTANTE! O pagamento referente a primeira parcela deverá ser realizado até um dia antes do início das atividades para que o aluno seja adicionado a plataforma online - Para evitar transtornos, pedimos que o aluno encaminhe o comprovante de pagamento por e-mail (cursos@fundecto.com.br) até as 18 hrs do dia que antecede o curso.
Para reembolso do valor referente a primeira parcela, a solicitação de cancelamento deverá ser feita até um dia antes do início do curso. CANCELAMENTOS DEVERÃO SER NOTIFICADOS OBRIGATORIAMENTE POR EMAIL (cancelamento@fundecto.com.br)