Objetivos
Embasar conceitos e conscientizar sobre a legislação relacionada a comunicação odontológica, mas também terá o objetivo prático de elaboração de peças/ensaios para comunicação odontológica.
Programa
Teoria:
•Exercício da Odontologia (conduta técnica / dever de informação);
•Comunicação em Odontologia (interna / externa);
•Propaganda/Marketing na Administração da Clínica Odontológica;
•Código de Ética Odontológica;
•Normativas do Conselho Federal de Odontologia;
•Código de Defesa do Consumidor;
• Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
•Comunicação ética com o paciente (segurança do paciente);
•Teleodontogia, prontuário e receita digital;
•Documentação e registros;
•Análise de casos e erros em propagandas;
•Aplicativos para efetivar propagandas éticas;
•Redes sociais: como utilizar; diferenças; limitações;
•Diferença entre redes sociais pessoais, comerciais (comércio e serviços e de influenciadores digitais);
•Metaverso: oportunidades e desafios.
Prática:
•Análise de propagandas em redes sociais;
•Análise e discussão sobre as redes sociais dos alunos ou que os alunos gostariam de mostrar (opcional);
•Aplicação da inteligência artificial (ChatGPT, BING) para o desenvolvimento de propagandas: como usar / sugestão de
•palavras chaves / limitações;
•Formulação de textos para propaganda utilizando inteligência artificial (utilizando próprio celular ou notebook);
•Uso do Canva para desenvolvimento de propagandas (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e Google);
•Análise de casos em erros odontológicos que podem ser evitados através de uma comunicação ética e responsável.
Bibliografia
•ARCIER, N.M. et al. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.), p. 13-19, 2008.
Disponível:https://revaracatuba.odo.br/revista/volume_29_01_2008/PDF/Importancia.pdf. Acesso em:25 ago. 2023
•BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Código de Ética Odontológica. Resolução CFO nº118, de 11 de maio de 2012. Revoga o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO 42/2003 e aprova outro em substituição. Diário Oficial da União. Brasília, 14 junho 2012; Seção 1, nº 114. p. 118. Disponível:https://site.crosp.org.br/uploads/etica/6ac4d2e1ab8cf02b189238519d74fd45.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
•BRASIL. Lei no 4.324, de 14 de abril de 1964. Institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, publicado em 15.4.1964. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4324.htm. Acesso em: 25 ago. 2023.
•BRASIL. Lei no 5.081, de 24 de agosto de 1966. Regula o exercício da Odontologia no Brasil. Diário Oficial da União. Brasília, publicado em 26.8.1966, retificado em 1º.9.1966 e retificado em 16.6.1977. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5081.htm. Acesso em: 25 ago. 2023.
•DALLARI, A.B.; MONACO, G.F.C. 2021. LGPD na Saúde. Thompson Reuters Revista dos Tribunais, São Paulo, SP, Brasil.
•FRIO, R. S. et al. A RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTO EM PROPAGANDA E O VALOR DA FIRMA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E UMA AGENDA DE PESQUISA PARA FUTUROS ESTUDOS 1. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 25, n. 3, p. 177–202, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/BGSt48GbBYxtxNGFSKKmsss/?lang=pt#. Acesso em: 25 ago. 2023
•GARBIN, A. J. I. et al. Publicidade em odontologia: avaliação dos aspectos éticos envolvidos. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 58, n. 1, p. 85-89, 2010. Disponível em:http://hdl.handle.net/11449/133441. Acesso em: 25 ago. 2023.
•LEAL, T. R. et al. Marketing odontológico: análise de anúncios publicitários de acordo com código de ética. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 133–138, 2017. DOI: 10.9771/cmbio.v16i2.17899. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/17899. Acesso em: 25 ago. 2023
•PARANHOS, L.R. et al. Implicações éticas e legais do marketing na Odontologia. RSBO (Online) [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 219-224. ISSN 1984-5685. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/rsbo/v8n2/a15v8n2.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
•SILVA, S. de J. et al.. Dentistry in social media and its impact on the dentist-patient relationship: an integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 14, p. e119111436111, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i14.36111. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36111. Acesso em: 25 aug. 2023.
Currículo da Equipe
Rogério Nogueira de Oliveira - Professor Doutor/ Associado 3 do departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Graduado em Odontologia (1990), especialista em Odontologia Legal pela FFO/USP (1993), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Odontologia Legal pela Universidade Estadual de Campinas FOP-UNICAMP e livre-docência também na área de Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de são Paulo (2008). Está cadastrado como responsável por disciplinas e orientações de mestrado e doutorado.
Mary Caroline Skelton Macedo Brasil
Doutorado em Odontologia (Endodontia) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2003)
bolsista da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo , Brasil
Evelyn Kuroki Anzai - Graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo (2007).
Observações
MATRÍCULA/PAGAMENTO
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